O Prefeito Alceu Barbosa Velho abriu a Semana Municipal do Empreendedorismo 2016, no dia 07 de novembro. Na abertura oficial, no auditório do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), ocorreu também a homenagem a empresas, instituições, entidades, organizações e sindicatos com mais de 40 anos de fundação. Os Postos Rodeio, que já haviam recebido a homenagem nos seus 45 anos de empresa, foram novamente agraciados com a honraria, pelos seus 50 anos de história.
A Semana do Empreendedorismo pretende proporcionar à comunidade noções sobre empreendedorismo e incentivar o surgimento de novas empresas e novos empreendedores. Entre as outras finalidades da programação estão evidenciar e reforçar a vocação empreendedora de Caxias do Sul; reconhecer o papel das empresas que fomentam a economia do Município, distribuem renda e geram inclusão social; incentivar o trabalho desenvolvido pelas instituições na formação do cidadão e sua vivência na sociedade.
O vice-reitor do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), professor Fábio Dal Alba, deu as boas-vindas em nome da instituição. “Como é bom ver a casa cheia para discutir algo tão presente nos caxienses, o empreendedorismo. Em nome da FSG, parabenizamos os organizadores deste evento e sejam sempre bem-vindos”, disse.
O gerente industrial e comercial, Plínio Luiz Zanotto Filho, falou em nome de todos os homenageados. “Essa homenagem às empresas, entidades e instituições que completam de 40 a 140 anos de empreendedorismo em Caxias do Sul é um importante reconhecimento de suas trajetórias vitoriosas. Para nós da empresa Mundial, que neste ano fizemos 120 anos de história, valorizamos muito este reconhecimento. Em nome de todos os homenageados e em nome da Mundial, de sua diretoria e de todos os seus funcionários e ex-funcionários que ao longo de todos esses anos colaboraram com a empresa, nossa muito obrigado”.
O secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Francisco Spiandorello, agradeceu as 49 entidades parceiras da Semana Municipal do Empreendedorismo e salientou que o momento é de reconhecimento, agradecimento e estímulo a novos empreendedores. “Caxias do Sul é uma cidade maravilhosa, temos entidades, associações, empresas com 140 anos e homenagearemos empresas, em outra oportunidade, com mais de 15 anos também. Isso mostra a longevidade, a garra, a tenacidade dos nossos empresários e empreendedores. O caxiense sabe trabalhar muito bem, não só os empreendedores que têm essa iniciativa, mas os que estão nas empresas. As pessoas, às vezes, chegam a ficar orgulhosos e invejosos do que se faz aqui em Caxias. Mas precisamos também nos reconhecer e comemorar nossas vitórias. Os que aqui estão engrandecem Caxias e merecem esse reconhecimento do poder público. A palavra de hoje é de agradecimento, de estímulo e de saber que os momentos difíceis haveremos de superar, assim como nossos antecessores fizeram, com fé e trabalho”, concluiu.
De acordo com o Prefeito Alceu Barbosa Velho, a homenagem é o mínimo que o Município pode fazer a quem faz Caxias crescer. “Este agradecimento é a forma que o Município tem para reconhecer quem verdadeiramente faz Caxias se desenvolver, pagando os impostos. Vocês fazem as coisas acontecerem. Aqui está o exemplo de que o Município deve ser sempre um aliado dos empreendedores, pois o que seria de um Município, por mais pujante que ele pudesse ser, se não houvesse a pessoa do empreendedor, daquele que acredita no trabalho, aquele que se expõe ao negócio? Hoje em dia, ser empresário nesse país é se expor ao risco. E aí a gente vê o que faz o empresário no dia a dia de sua empresa para manter seu negócio e que vai passando de pai para filho. E aqui temos, certamente, o orgulho dos pais e das famílias. Essa cidade se formou dessa maneira, de pessoas empreendendo. Hoje temos mais de 69 mil CNPJs. E Caxias não para de crescer, mas as demandas e os compromissos são ainda maiores. Assumimos a Prefeitura em 2013 e de lá pra cá a crise só aumentou no país inteiro. A Prefeitura só sobreviveu porque fizemos muitos cortes, sem deixar de fazer obras. A crise reflete na educação infantil, na saúde e também em nossas empresas. Mas superaremos. Nosso desejo é de vida-longa a todas as empresas”, desejou.
A 6ª Semana Municipal do Empreendedorismo, que ocorre até o dia 11 de novembro, conta com 55 atividades entre palestras, visitas técnicas, feiras, painéis e exposições. A programação completa está disponível no www.caxias.rs.gov.br.